Atualmente se fala bastante sobre como vender no Tráfego Orgânico para não gastar dinheiro.
É bastante comum entre as empresas digitais, o desafio de aumentar a quantidade de pessoas visitando os seus canais de comunicação sem que precisem pagar por isso.
Uma coisa é fato, No Marketing Digital existem estratégias para ajudá-lo a aumentar o fluxo de visitas em seu Site sem que precise pagar caro por isso.
Além disso, tem plataformas bloqueando os links dos afiliados, por práticas abusivas.
Então resolvi mostrar 3 Formas de vende gerando tráfego orgânico, onde o investimento maior é o tempo para a produção de Conteúdo de qualidade.
Tráfego é toda visita que você recebe, seja ela em um blog ou em suas redes sociais.
Em outras palavras, são as pessoas que acessam os seus canais de comunicação digital.
O tráfego é super importante para um negócio, sem tráfego sem negócio.
São os visitantes que chegam a seu site sem que você precise pagar para anunciar ou comprar listas de contatos.
O exemplo mais comum é a pesquisa no Google que pode levar direto para o seu site.
Ou seja, quando pessoas chegam ao seu site sem que você precise investir dinheiro em anúncios para isso.
Você precisa pagar para ser visto. Tem que investir em anúncios para que seu serviço ou produto chegue até as pessoas.
Os principais canais para gerar tráfego pago são:
Google Ads;
Facebook Ads;
Links patrocinados;
E outros sites.
O tráfego pago só gera resultado enquanto você está pagando. Assim que seu dinheiro acabar ele para imediatamente de anunciar.
É quando uma pessoa escreve a URL do seu site direto no navegador.
Ou seja, o consumidor não vem de outra fonte de tráfego.
Faz parte do tráfego orgânico.
É quando o usuário vem através de outro site. Se o site tiver relevância, maior será a referência e a autoridade.
Em outras palavras, é quando uma pessoa está em um site navegando e clica em um link que direciona para o seu site.
Isso dá mais relevância ao seu site. Por exemplo, os Guets post.
Isso é uma estratégia de tráfego orgânico, porém, também faz parte da estratégia paga.
Esse é o tráfego que vem das suas redes sociais quando você insere os links que direcionam para o seu site.
No Facebook, por exemplo, é bem comum essa prática. Essa estratégia faz parte do tráfego orgânico.
Também pode ser pago para aumentar ainda mais a sua visibilidade, no entanto, muitos usam de forma orgânica.
Está pensando em criar estratégias de Marketing Digital para aumentar o tráfego do seu site?
Creio que com os benefícios que vou descrever agora você irá tomar a decisão mais rapidamente.
Veja!
MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO – Com a forma orgânica de vender, você pode ter resultados tanto hoje quanto daqui a 15 anos.
ALTAMENTE ESCALÁVEL – Quanto mais conteúdo mais visibilidade. Quanto mais visitantes atrair para seu site, menos irá gastar.
RELEVÂNCIA – Geralmente quando se faz uma pesquisa no Google, a plataforma mostra os primeiros resultados pagos, no entanto os usuários não gostam porque sabem ou acham que estão tentando vender para ele. Por isso, os resultados que não são pagos são mais bem vistos pelos consumidores.
DURAÇÃO – Esse é o melhor benefício de todos. Enquanto no tráfego pago o seu anúncio dura enquanto você estiver pagando, no Orgânico o seu conteúdo vai ficar lá para sempre. Um único Blog post pode gerar vendas em longo prazo e por um longo período. NÃO TEM PRAZO DE VALIDADE.
RELACIONAMENTO - Permite construir uma relação mais íntima da sua marca com os usuários. Fica mais fácil para acompanhar o caminho do cliente até o momento da compra.
Acho que você já deve ter se convencido da importância do Tráfego para vender de forma Orgânica.
No entanto, deve estar se perguntando; Como faço para conseguir vender gerando o tráfego da forma Orgânica?
Respondendo a sua pergunta; Com as estratégias que vou te mostrar logo abaixo.
O marketing de conteúdo se refere à estratégia do marketing com o objetivo de produzir conteúdo relevante para um público seleto no momento que ele mais precisa.
Para os profissionais de Marketing Digital, uma das estratégias mais usadas é o Marketing de conteúdo, mas, por quê?
Porque, é através do conteúdo de valor que a empresa irá engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes.
Educar o Público-alvo;
Ganhar autoridade em determinado assunto;
Influenciar a decisão na hora da compra;
Transformar o seu cliente em embaixador da marca.
Essa estratégia é um dos pilares do Marketing Digital e, é a mais eficaz para aumentar o fluxo de tráfego de forma gratuita para seu Site.
No entanto, se o seu desejo é de trazer mais visitantes para seu canal de comunicação de graça, entenda o funcionamento das estratégias de Marketing de Conteúdo e a melhor forma de aplicá-las em seu negócio.
São várias técnicas em conjunto que ajudam o seu site a ter a melhor posição nos sites de pesquisas, como o Google.
Em outras palavras, é a otimização do conteúdo para que seja encontrado mais facilmente nos motores de busca.
Exemplo: Google, Bing, etc.
Ou seja, Essas configurações de otimização, colocam os seus conteúdos nos primeiros resultados das pesquisas.
É uma estratégia que leva um pouco de tempo, no entanto, todo o esforço vale a pena.
Se você passar no filtro do Google, pode ter certeza que vai aumentar bastante a quantidade de visitas no seu site.
Além disso, tudo que os usuários querem hoje em dia pesquisam antes para obter informações mais específicas.
É uma ótima forma de se relacionar com seus usuários e transformá-los em Leads, tendo como benefício o acompanhamento desses Leads por todo o processo de compra.
Isso porque, ela te proporciona agendar seus contatos em uma lista de E-mails, com isso, fica mais fácil de criar um conteúdo direcionado para cada Dor ou Objeção dos seus clientes.
Além disso, as plataformas contam com painéis de acompanhamento de todas as atividades acionadas pelos os usuários.
Exemplos: Cadastros novos, contatos que saíram da lista, Abertura de E-mail, Clique em Links, etc.
Com uma comunicação automática, porém bem humanizada, é possível entender o seu cliente através de pesquisas e dos comentários deixados por eles.
PESQUISA DE PALAVRA CHAVE – Essa é só uma das principais configurações de SEO, e todo o seu planejamento começa por aqui.
FOCO NA PERSONA – Sem saber para quem vai distribuir o seu conteúdo fica difícil ter sucesso. Não produza o que você acha que seu público vai querer, mais conteúdos em que eles já estejam buscando.
CRIE TÍTULOS INTERESSANTES – Lembre-se que o primeiro contato dos usuários será com o título do seu conteúdo. Sendo bastante criativo, com objetividade e uma boa pitada de persuasão as taxas de cliques tendem a aumentar.
DIVERSIFIQUE O FORMATO DOS CONTEÚDOS – Além de ter qualidade, não deixe de postar conteúdos de diversos formatos. Eu recomendo que você use o mesmo Artigo, por exemplo, para publicá-lo em diferentes formatos, como:
Blog post;
Infográfico;
Podcast;
Apresentação de slides;
Vídeo ou mini vídeos;
E-book e outros formatos.
Cada um desses formatos pode ser publicado em canais diferentes, inclusive nas mídias sociais, para gerar mais vendas de forma orgânica.
USE AS MÍDIAS SOCIAIS – Vale salientar que é nas mídias sociais que a maioria das pessoas passa a maior parte de seu tempo. Ou seja, se lá tem muita gente, então é uma boa forma de conseguir tráfego, e por consequência, vendas de forma Orgânica.
E agora, já se sente preparado para aumentar o tráfego para suas plataformas de comunicação e fazer mais vendas através do Tráfego Orgânico?
Agora é por sua conta!
Depois de consumir esse conteúdo, você tem as principais estratégias para ajudá-lo, de forma fácil e direta, de como aumentar a quantidade de pessoas com quem vai se comunicar.
Deixo como complemento das suas pesquisas, dois artigos para melhorar ainda mais a sua compreensão.
Assista aos VÍDEOS abaixo:
Afiliado Orgânico: Como fazer vendas na internet sem precisar gastar com anúncios?
Anúncio Google: Curso RÁPIDO de Google ADS. Marketing Digital gratuito de verdade!
Espero ter ajudado você e se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.
Se tiver algo que queira acrescentar, fique a vontade, será um prazer trocar experiência com você!
Um forte abraço!
Joacy Trajano.
Marketing de afiliados: a melhor forma de começar um negócio online sem investimento inicial.