O mais interessante da estratégia do Marketing de Conteúdo, é o seu poder de atração que continua recente, mesmo tendo mais de um século de sua primeira aplicação, não se tornou obsoleta e passou a ganhar cada vez mais força nos negócios.
Sabemos que o Marketing de conteúdo serve para gerar valor para o seu público-alvo, engajar e construir uma autoridade no assunto, mas, existem outros benefícios relacionados ao conteúdo produzido nessa estratégia de marketing.
A saber, que os usuários usam o Google para se informar, por isso, o seu site deve estar bem configurado para funcionar como porta de entrada para novos clientes.
Veja por que vale a pena adotar essa estratégia em seu negócio:
Ao produzir conteúdo de valor, você eleva as chances de posicionar o seu site nas primeiras colocações dos mecanismos de busca como: Google, Bing etc.
Isso fará com que o seu engajamento e autoridade no assunto aumentem a percepção da sua marca.
Você já deve ter percebido a importância da produção de conteúdo que tenha relevância, afinal, o usuário vai clicar em um link que realmente gere interesse, e para isso, essa estratégia é a melhor para encurtar o caminho entre sua marca e o seu público.
A prova disso, é que os negócios que usam a estratégia do Marketing de Conteúdo têm, em média, o dobro de visitas em seus sites.
E, se a produção for em larga escala, esse número pode ser até quatro vezes maior.
Então, quanto melhor e mais eficaz for a sua estratégia de conteúdo, atendendo as necessidades e a procura dos consumidores, maiores serão as chances de gerar mais tráfego para a sua plataforma ou seu site.
O Marketing de conteúdo contribui para que mais consumidores conheçam a sua marca, além dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Os consumidores têm maior propensão a comprar de marcas que lhes são familiares.
Em outras palavras, quanto mais familiarizados estiverem com o conteúdo produzido pela sua marca, maior a propensão a comprar os serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa.
Assim sendo, outro benefício da estratégia é aumentar a quantidade de consumidores com interesse real pelo que sua marca tem a oferecer.
Quando seus consumidores percebem a qualidade que você traz nos conteúdos produzidos, tendem a divulgar sua marca sem que você peça ou indique, aumentando ainda mais o engajamento da marca do seu negócio.
Os usuários percebem que sua empresa está ali para ajudá-lo a solucionar os seus problemas.
A partir daí, começa um relacionamento que faz com que o seu leitor tenha mais confiança no seu trabalho e volte a procurar a empresa, pois ali tem as soluções para suas demandas.
O resultado disso, são leitores fiéis que recomendam o seu negócio e até o defendem.
Outro benefício de usar essa estratégia é que, você ensina o seu público-alvo sobre os produtos e serviços que oferece.
Muitas vezes, seu consumidor não entende o mercado em que você atua e nem para que servem os produtos ofertados pela sua empresa.
Portanto, você deve produzir conteúdo que responda essas questões para seu público e ensine tudo que ele precisa saber para tomar a decisão de compra de forma espontânea.
Afinal, ao deixar o seu leitor bem informado sobre o seu negócio, com as respostas que ele precisa, ele se sente mais à vontade para tomar a decisão de consumir ou não o seu produto ou serviço.
Você deve estar pensando: mas, Joacy, toda empresa não quer gerar vendas?
Sim! Porém essa estratégia não se baseia só na venda propriamente dita. Nem sempre o objetivo final da estratégia de conteúdo é vender.
Como já vimos anteriormente, que a estratégia de marketing de conteúdo se baseia em entender o perfil do consumidor e suas necessidades, para ajudar nas fases que o seu cliente percorre durante todo o processo de compra e a tomada da decisão de comprar.
Em outras palavras, o aumento do número de vendas, significa focar na produção de conteúdo para guiar os leads pelo processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.
Você sabe o porquê, impulsiona a geração de leads?
Segundo a Demand Metric, o Marketing de Conteúdo custa 62% mais barato que o Marketing tradicional e gera 3 vezes mais leads para seu negócio.
Com o uso dessa estratégia você pode oferecer conteúdos ricos e em diversos formatos para agradar uma quantidade maior de consumidores.
E-books, Vídeos aulas e Webinars, são bons exemplo para entregar como moeda de troca para pessoas interessadas neles.
É por isso que gerar leads é o principal objetivo de mais de 64% das empresas no Brasil!
Esse custo de aquisição de novos clientes (CAC) é, quanto o seu negócio gasta para trazer novos clientes para o seu site.
Se não for em dinheiro será em tempo, uma vez que é necessário bastante tempo para produzir conteúdos com a qualidade que o seu leitor merece.
Se você investe em Marketing de conteúdo com uma boa dose de SEO, naturalmente novos clientes em potencial conhecerão o seu site através das pesquisas nos mecanismos de buscas de forma orgânica e recorrente, sem a necessidade de gastar com anúncios pagos.
Assim como as estratégias de Marketing vem mudando, o público consumidor também e, isso se reflete em como as pessoas enxergam as marcas e realizam as compras.
Um negócio que está investindo tempo com a finalidade de gerar conteúdo gratuito para seus clientes e entregando o valor necessário para essas pessoas, certamente será lembrado com mais facilidade quando comparados a outros negócios que não usam essa estratégia.
O Lifetime value é o valor que cada cliente gasta ao comprar um produto ou serviço de sua empresa.
Então, quanto mais valor os conteúdos oferecidos no pós-venda tiverem, mais o seu LTV tende a crescer. Isto é, mais o cliente atual comprará de você.
É ideal que você use vários tipos de conteúdo no seu pós-venda, como por exemplo, newsletters exclusivos, para oferecer novos produtos ou serviços com descontos em seu site.
ARTIGOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ!
Siga-me nas redes sociais!